segunda-feira, 31 de outubro de 2011

B, CONSONANT

É totalmente redundante dizer que hoje em dia as crianças são muito mais espertas do que há 20 ou 30 anos atrás. Todo mundo sabe disso. O interessante é que geralmente dizemos isso porque elas já nascem cercadas de aparelhos eletrônicos e que por essa razão são tão espertas. Concordo, mas esses dias li um artigo bem legal na revista CRESCER que me fez ver o assunto por uma outra perspectiva. O autor dizia que as crianças não são como nós, que com o tempo de vida vamos ficando mais medrosos, com receio de errar, principalmente na frente dos outros. Elas, as crianças, muito mais inteligentes do que nós, não têm esse medo bobo. Elas pegam um negócio que nunca viram antes e vão tentando desvendar sem nem reparar se tem alguém olhando.
Foi assim, sem nenhuma pretensão, que o Matt com cerca de dois anos e meio aprendeu não apenas o alfabeto em português mas também em inglês. Navegando um pouquinho toda noite no I-pad do papai, ele encontrou vários vídeos com crianças repetindo o alfabeto nas duas línguas e lá ficava falando sozinho.
Eu e meu marido só de olho no que ele procurava, até que ele diz uma noite: "B, consonant". Eu achei que não tinha entendido direito, mas ele falou "C, consonant", "A, vowel". Tudo bem, não é "vowel", a pronúncia dele é "valho".
Então, ele diz o alfabeto inteiro e sabe muito bem quais são consoantes e quais são vogais. Posso dizer que como teacher de inglês conheci muita gente que não sabe o que é "vowel" nem o que é "consonant".
Não preciso nem dizer, né?? Very proud of my baby.

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