sexta-feira, 8 de abril de 2011

"XEÁ?"

Eis que finalmente nosso filhote está soltando a língua de vez. Com dois anos e quase dois meses, o Matheus agora resolveu que é melhor começar a falar e se dar bem do que fazer manha e não conseguir o que quer.
Como já contei aqui, primeiro foram os números, que ele ainda fala muito, até hoje. Tamanha é a sua pequena obsessão por eles que uma noite dessas o Matt acordou no meio da noite, disse "seeeiiishhh" e voltou a dormir imediatamente. O que será que sonha uma criaturinha dessas??
No caminho de casa para a escola é só o Matheus falando os números que vê pela cidade, às vezes até demoro pra enxergar onde é que ele está olhando. Placas de carros, números de casas, números de telefone nas placas de "aluga-se". Everywhere.
As vogais também ele já fala em ordem. Se bem que anteontem ele falou direitinho "a e i o u" e acrescentou um seteeeee no final. Claro, A E I O U, SETE. Pra ele deve fazer todo sentido.
Acho que tanto quanto os números ele só gosta de música. É um exímio dançarino, que já faz até as coreografias dos vídeos que vê. Sai dançando e rebolando de uma maneira mais que contagiante e fica observando se estão todos olhando aquela dança maravilhosa, pedindo aplauso. Canta várias partes das músicas com total convicção e, por que não dizer, talento.
Mas outras palavrinhas também já fazem parte do seu vocabulário, como "luz", que agora aprendeu a apagar e acender. "Boa noite" para os brinquedos na hora de dormir. "Abi" e "fechá", entre várias outras.
Porém, tem uma palavra que é especial, um hábito que ele herdou tanto de pai como de mãe. "Xeá". Eu explico. "Passear". O fofucho adora sair de casa e badalar. Às vezes acorda às 5 da manhã, me olha e fala "xeá!?" Totalmente aterrorizada, digo seriamente que ainda ele ainda tem que dormir bastante, nada de "xeá". Por ele, vamos "xear" todo dia.
Não...ele ainda não fala muito aquelas duas palavras, mas aviso aqui quando ele começar a nos chamar de papai e mamãe. Um dia...

4 comentários:

  1. Ahhhhhhhhhh q fofucho este gatinho lindo deve estar ...cada dia melhor..rssss

    ResponderExcluir
  2. Além de fazer cálculos avançados e ser um mestre das letras, é um dançarino de primeira, um observador contundente dos hábitos cotidianos (especialmente em shopping centers) e tremendo negociador. Mas essa é só a análise de um pai, quem sabe não tem mais coisas que não estou vendo.

    ResponderExcluir
  3. Nos números puxou o pai, e no shopping a mãe...ele é acima de tudo democratico.
    bjos.

    ResponderExcluir
  4. E é lindo, um fofo, querido, ops!.... será que estou exagerando? Com certeza NÃO!

    ResponderExcluir