sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A "DRONCA"

Um certo dia chegou um menininho chamado Gabriel na casa de papai e mamãe e acabou com o então reinado de Sua Alteza, o Matheus. Mais do que nunca foi necessário que os pais desse menino Matheus chamassem a atenção dele, pois sorrateiramente ele dava uns trancos no irmão recém-nascido. Algumas broncas a mais ele teve que levar, pois havia vezes em que ele se descontrolava e queria dar um sumiço nesse bebê. Conversas no quarto e castigos, mais do que nunca. Com pena, claro, muitas vezes, pois só os pais desse garoto sabiam o que ele estava passando. Filho único por três anos, tudo pra ele. Toda a atenção. E agora, muita coisa ia mudar. Ele não demorou a perceber. Um belo dia, Matheus resolveu fazer a coisa inversa e nos colocar no lugar dele. Chegamos da escola e ele me levou para o seu quarto, onde me mandou pensar no que eu tinha feito e que ele iria me dar uma "dronca". Ele me passou um brinquedo aleatório e disse: "Essa é sua 'dronca!'" Confesso que não entendi a lição da 'dronca, mas vi que ele quis que eu percebesse como se sentia quando repreendido. Fiquei lá por uns cinco minutos e perguntei se podia sair. Ele disse que ainda não, mais três minutos. Quando a "brincadeira" acabou, ele fez o mesmo com o pai que chegou um pouco mais tarde. Outro brinquedo, outra "dronca" para ele. Pensando nisso hoje, acho que naquele dia ele queria se sentir um pouco no controle da situação, pois desde esse dia ele tem tentado ser mais dócil com o irmão, que morre de amores por ele.

2 comentários:

  1. Lindo texto e atrás da "Dronca", agora, a gente percebe claramente o sentido.

    ResponderExcluir
  2. No começo achei que ficaria muito chateada com os pais, mas gostei do decorrer da historia. Não que filhos não devam ter limites e serem postos de castigo, mas o fardo era demais para Matheus e embora ainda não tenha passado por isso, acredito que fossem necessários outros métodos ou até a ajuda de um profissional para que o fardo de Mateus não ficasse tão pesado com o acúmulo de castigos...

    ResponderExcluir